CONHEÇA AS MEDIDAS
PARA A RETOMADA DO TURISMO

O que é

A Retomada do Turismo é uma aliança nacional que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, coordenada pelo Ministério do Turismo, para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Por meio de um ato normativo, o Ministério do Turismo instituiu os eixos de atuação e parâmetros para desenvolvimento de programas, projetos e ações para a retomada, organizados em quatro eixos de atuação:

  • preservação de empresas e empregos no setor de turismo;
  • melhoria da estrutura e qualificação de destinos;
  • implantação dos protocolos de biossegurança; e
  • promoção e incentivo às viagens.

Para nortear os programas, projetos e ações a serem desenvolvidos para a Retomada do Turismo, foram elencados alguns parâmetros que devem ser seguidos:

  • considerar os protocolos de biossegurança para os prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras;
  • incentivar a conduta responsável de cada indivíduo, como prevenção à disseminação da Covid-19;
  • incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura;
  • definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções; e
  • adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais.

É importante ressaltar que todas as ações, projetos e iniciativas deverão ter resultados efetivos até 31 de julho de 2021.

Clique aqui para fazer o download da cartilha da Retomada do Turismo

A Retomada do Turismo

Diante do cenário imposto pelo novo coronavírus que resultou em fechamento de fronteiras e determinação, por parte de autoridades locais, fechamento de estabelecimentos comerciais e pontos turísticos em cidades e estados do Brasil, o turismo nacional registrou perdas nunca antes vistas. O cenário de insegurança, em meio às medidas de distanciamento social, fez com que milhares de brasileiros cancelassem suas viagens e pôs em risco a sobrevivência do setor que responde por cerca de 8,1% do PIB e emprega cerca de sete milhões de pessoas direta e indiretamente.

Saiba mais

OS 4 EIXOS

EIXO 1

IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA

EIXO 2

PROMOÇÃO E INCENTIVO
A VIAGENS

EIXO 3

PRESERVAÇÃO DE EMPRESAS
E DE EMPREGOS NO SETOR DE TURISMO

EIXO 4

MELHORIA DA ESTRUTURA
E DA QUALIFICAÇÃO DOS DESTINOS TURÍSTICOS

CADASTRE-SE

Quer fazer parte, receber informações e notícias sobre a Retomada do Turismo? Cadastre-se!







    PERGUNTAS E RESPOSTAS

    Trata-se de um amplo movimento nacional, liderado pelo Ministério do Turismo, que conta com a participação de instituições públicas, entidades privadas e do terceiro setor, inclusive as do Sistema S, ligadas à cadeia produtiva do turismo. Sua criação tem como objetivo desenvolver programas, projetos e ações para mitigar os efeitos negativos causados no setor do turismo no Brasil, em decorrência da pandemia da Covid-19.

    Diante dos fortes impactos em todo o setor do turismo, decorrente da pandemia do novo coronavírus, e que resultou em fechamento de empresas e perda de empregos, o Ministério do Turismo adotou uma série de medidas para a manutenção do emprego, relação entre consumidores e prestadores de serviços e oferta de crédito em socorro às empresas.
    Essa primeira parte com ações de proteção foi concluída e iniciamos, imediatamente, a segunda fase do trabalho com foco na retomada. Assim, lançamos o Selo Turismo Responsável e destinamos ainda mais recursos para a entrega de obras que irão melhorar a infraestrutura do nosso país, em especial para o retorno das viagens.

    A criação da Retomada do Turismo é um passo natural para esse momento de retorno seguro e gradual das atividades, que mostra como todo o setor de viagens está unido em busca de garantir que a atividade volte a registrar os mesmos níveis de crescimento em 2019 e tenha um papel de destaque na recuperação econômica do país por meio da geração de emprego e renda para a nossa população.

    Todos os programas, projetos e ações realizados pelos integrantes da Retomada devem ser desenvolvidos dentro de quatro eixos de atuação: preservação de empresas e de empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação dos destinos turísticos; implantação de protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo a viagens.
    A instituição ou entidade que aderir ao movimento pela Retomada do Turismo deverá informar quais compromissos irá assumir com a retomada, além de disponibilizar ao MTur os dados e as informações necessários para acompanhamento dos compromissos assumidos, bem como apresentar relatórios periódicos com a situação dos compromissos assumidos e o relatório final, demonstrando os resultados alcançados.

    A retomada inicialmente conta com a participação de instituições públicas, entidades privadas e do terceiro setor, inclusive as do Sistema S, ligadas à cadeia produtiva do turismo e é coordenada pelo Ministério do Turismo.

    Mas, todos podem participar.  Os cidadãos dos destinos turísticos receptores e os turistas podem aderir a essa aliança pela retomada do turismo, por meio da adoção de condutas responsáveis e cumprimento dos protocolos de biossegurança, como prevenção à disseminação da Covid-19, como as orientações do “Guia do Viajante Responsável”, entre outros.

    Os órgãos públicos, as entidades do terceiro setor e Sistema S, para se aliarem à retomada do turismo, poderão, entre outros incentivar  a adoção do “Selo Turismo Responsável” e de demais protocolos de biossegurança de prevenção à disseminação da Covid-19, por parte dos prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras; aderir à campanha promocional da Retomada do Turismo e à Campanha “Não cancele, remarque!” e disseminá-las aos empreendimentos dos municípios e estados que estão localizados; difundir informações sobre as linhas de crédito disponíveis, por meio do Fungetur, principalmente, às micro e pequenas empresas; ofertar cursos de qualificação para trabalhadores da linha de frente de atendimento ao turista; entre outros.

    As empresas privadas, podem participar por meio da adoção e aprimoramento dos protocolos de biossegurança, como o Selo Turismo Responsável;  da divulgação campanha promocional da Retomada do Turismo e à Campanha “Não cancele, remarque! em seus sites, redes sociais e outros canais de comunicação; do fornecimento de orientações aos turistas quanto ao cumprimento dos protocolos estabelecidos em seus estabelecimentos; da utilização de linhas de crédito do Fungetur, para auxiliar na manutenção dos empregos no setor; do melhoramento de seus produtos  e serviços, para adequação às tendências e às novas realidades pós-pandemia, entre outros.

    Consulte a Matriz de Responsabilidade disponível neste site para verificar quais as ações você, sua empresa, instituição ou entidade poderão aderir ou desenvolver para fortalecer essa aliança pela Retomada do Turismo.

    Sim. Para alcance dos resultados pretendidos para a retomada do turismo, o Ministério do Turismo poderá realizar parcerias com instituições públicas federais e estaduais, assim como empresas privadas e entidades do terceiro setor, incluindo as do Sistema S, ligadas à cadeia produtiva do turismo, desde que essas tenham abrangência e representatividade nacional.

    Essas parcerias para o desenvolvimento e a implementação dos programas, projetos e ações poderão ser formalizadas por meio de instrumentos específicos com o Ministério do Turismo, como termos de adesão, acordos de cooperação e convênios

    As ações para a Retomada do Turismo deverão considerar os protocolos de biossegurança para os prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras; incentivar a conduta responsável de cada indivíduo, como prevenção à disseminação da Covid-19; incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura; adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais; e definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções, que também já se prepara para retornar.

    O Ministério do Turismo tem absoluta convicção de que estamos no momento da retomada do turismo e as cenas observadas nos últimos feriados reforçam isso, o interesse de o brasileiro voltar a aproveitar os nossos destinos nacionais. Mas, sabemos que a retomada deve ocorrer de maneira planejada, gradual e segura. Tanto que lançamos, ainda no mês de junho, o Selo Turismo Responsável. A medida nos colocou entre os dez primeiros países do mundo a possuírem protocolos oficiais de biossegurança para 15 atividades, todos validados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Destinos turísticos importantes do nosso país como Gramado (RS) e Monte Verde (MG) são exemplos importantes de como é possível conciliar turismo com prevenção ao coronavírus.

    Instituímos a Retomada do Turismo para ampliar o alcance de medidas,
    já desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, e desenvolver novas ações, projetos e programas. A próxima temporada de verão é o momento ideal para o início da recuperação da nossa atividade e para fazer com que o turismo brasileiro retome o ritmo de crescimento observado em 2019 e volte a desempenhar sua vocação, que é gerar emprego e renda para o nosso povo. Esse é o compromisso do governo federal.

    O caminho é fazer uso dos protocolos de biossegurança disponibilizados pelo Ministério do Turismo para 15 atividades do setor, todos validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que fazem parte da iniciativa do Selo Turismo Responsável. Exemplos de cidades que fazem muito bem essa conciliação entre funcionamento das atividades turísticas e controle dos casos são Gramado (RS) e Monte Verde (MG). Mas, é importante ressaltar que todos precisam fazer sua parte, inclusive os turistas, que precisam respeitar o protocolo desenvolvido pelo MTur e que está disponível no endereço: http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel/

    Ainda em março, o Ministério do Turismo apresentou uma série de ações para evitar o desmonte do setor. Dessa forma, um tripé de ações foi desenvolvido com foco na proteção do turismo brasileiro e dos seus trabalhadores.

    • Manutenção dos postos de trabalho, por Medida Provisória 936, de 2020, já transformada em lei, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, flexibilizando salários e jornadas de trabalho.
    • Garantia dos direitos do consumidor e impedimento de falência em massa das empresas do setor do turismo, por meio da Medida Provisória 948, 2020, já transformada em lei, que determinou as regras de cancelamento e remarcação de reservas tanto no turismo quanto na cultura.
    • Disponibilização de crédito por meio da Medida Provisória 963, de 2020, também transformada em lei, e que assegurou o aporte histórico de R$ 5 bilhões aos segmentos turísticos e culturais cadastrados no Cadastur, com foco no capital de giro das empresas e com condições especiais.

    Passada a primeira fase, coube ao Ministério do Turismo iniciar um planejamento voltado para a retomada das atividades turísticas no país. Dessa forma surgiu o Selo Turismo Responsável. O Brasil foi um dos dez primeiros países no mundo a estabelecer protocolos de biossegurança específicos para a volta em segurança de 15 atividades do setor. A criação da Retomada do Turismo é mais uma ação da Pasta para apoiar o setor nesse momento.

    Load More

    REDES SOCIAIS

    Veja abaixo os materiais da campanha para redes sociais.

    Confira o guia/exemplo de como inserir a sua assinatura (logo) nas peças para parceiros

    • Todos os estados
    • Acre
    • Alagoas
    • Amazonas
    • Amapá
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Espírito Santo
    • Goiás
    • Maranhão
    • Minas Gerais
    • Mato Grosso do Sul
    • Mato Grosso
    • Pará
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Piauí
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Norte
    • Rio Grande do Sul
    • Rondônia
    • Roraima
    • Santa Catarina
    • São Paulo
    • Sergipe
    • Tocantins
    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_TO-Mateiros.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_TO-Mateiros.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_SE-CanindeSF.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_SE-CanindeSF.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_SP-Aparecida.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_SP-Aparecida.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_SC-Brusque.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_SC-Brusque.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_RR-Boa-Vista.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_RR-Boa-Vista.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_RO-Porto-Velho.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_RO-Porto-Velho.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_RS-Cambara.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_RS-Cambara.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_RN-Tibau-do-Sul.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_RN-Tibau-do-Sul.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_RJ-Paraty.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_RJ-Paraty.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_PI-Sao-Raimundo.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_PI-Sao-Raimundo.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_PE-FernandoNoronha.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_PE-FernandoNoronha.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_PR-Curitiba.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_PR-Curitiba.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_PE-Campina-Grande.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_PE-Campina-Grande.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_PA-Salvaterra.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_PA-Salvaterra.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_MT-Jaciara.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_MT-Jaciara.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_MS-Bonito.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_MS-Bonito.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_MG-Diamantina.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_MG-Diamantina.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_MA-Sao-Luis.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_MA-Sao-Luis.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_GO-Mineiros.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_GO-Mineiros.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_ES-Vitoria.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_ES-Vitoria.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_DF-Brasilia.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_DF-Brasilia.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_CE-Paracuru.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_CE-Paracuru.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_BA-Salvador.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_BA-Salvador.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_AP-Macapa.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_AP-Macapa.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_AM-Manaus.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_AM-Manaus.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_AL-Maceio.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_AL-Maceio.jpg

    Card para Facebook

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_PARCEIROS_Cards_Estados_A_AC-Rio-Branco.jpg

    Card para Facebook para inclusão de assinatura

    Download

    https://retomada.turismo.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/FB_Cards_Estados_B_AC-Rio-Branco.jpg

    Card para Facebook

    Download

    Quem já faz parte

    COMO FAZER PARTE DA RETOMADA DO TURISMO?